Quem sou eu

Minha foto
São Gonçalo, RJ, Brazil
Coordenação: Iyalorixá Márcia D`Oxum Egbé Ilê Iyá Omidayê Axê Obalayó. Visite: http://www.matrizesquefazem.com.br/ Equipe de Produção: Babalorixá Marcelo de Osanyin– medvetpe@yahoo.com.br , Iarobá Marília– yaferreira@yahoo.com.br.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Iyalorixá Márcia de Oxum coordena a I Edição do “Matrizes Que Fazem” em São Gonçalo

Dia 21 de Janeiro é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e segundo José Saramago, uma das formas mais absurdas de cometer um crime, que ofende a razão e o bom senso, é cometê-lo em nome de Deus.

Em pleno seculo XXI, com tantos avanços tecnológicos, sociais e revoluções de costumes, o homem ainda encontra-se preso a atitudes absolutamente primitivas: o ódio religioso, sem motivação racional ou senso crítico.

Visando trabalhar a Lei que torna esta data oficializada pelo Governo Federal, a Iyalorixá Márcia D´Oxum, liderando um grupo de religiosos de São Gonçalo, RJ em parceria com a SEPPIR – Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial organiza um evento com a realização de seminários, oficinas  e exposições para mobilizar e conscientizar a sociedade civil da importância do respeito religioso. “Fala-se muito em tolerância, mas o que queremos é respeito à diversidade religiosa. Temos que estimular os valores e talentos de nossas casas de candomblé, integrando-as com a sua comunidade, no cumprimento do seu papel social”, argumenta Mãe Márcia de Oxum em diversos momentos de sua fala.O evento contará com Exposições, Oficinas e um Seminário que abordará temas como a Intolerância e o Respeito Religioso, bem como a aplicabilidade da Lei 10.639/03, que modifica as Leis de Bases e Diretrizes Educacionais, tornando obrigatório o ensino da Cultura e História Africana nas escolas públicas e particulares. “ É lei, temos que cobrar a sua aplicabilidade, além de mostrarmos a influência da herança cultural, ambiental e religiosa, através da recriação dos mitos e ritos que foi preservado pelas comunidades de matrizes africanas”, afirma Mãe Márcia.



 
A realização será no dia 21 de Janeiro, no Clube Tamoio, Avenida Presidente Kennedy, 101 – Porto das Pedras – Sacramento, RJ.


Contatos:

Iyalorixá Márcia D`Oxum
(21)8557 9008 Email: marciadoxum@hotmail.com
Egbome Marcelo de Osanyin
(21)2724 5612 Email: medvetpe@yahoo.com.br
Iyarobá Marília
(21)7101 1834 Email: yaferreira@yahoo.com.br
Egbome Vilde Dorian
(21)8805 7065 Email: vildedorian@yahoo.com.br


2 comentários: